Padawan

O Padawan foi criado na época de lançamento de Episódio I, no ano de 1999 como um projeto despretensioso e sem muitos recursos.

Naquele ano a web dava seus primeiros passos, com recursos limitados. Assim, em sua simplicidade, o site foi concebido para disponibilizar online uma fonte de informações - "databank" - sobre Star Wars em língua portuguesa, informações que na época eram raras. Fundamentalmente o trabalho do Padawan era captar material em inglês de diversos sites e traduzi-lo, além de somar conhecimentos pessoais sobre o tema. Toda a atualização era realizada no site manualmente, sem o auxílio de gerenciadores de conteúdo.

 

Com o crescimento da web foi possível integrar o Padawan com o sistema do site Blogger, o que inaugurou uma nova etapa: atualizações frequentes com novidades, spoilers e outras informações sobre a Nova Trilogia. Dessa maneira o site atingiu uma popularidade inesperada na web e se tornou uma das fontes de referência nacional de Star Wars. Continuando seu crescimento sob o domínio padawan.com.br e utilizando sistemas mais modernos,  a partir de 2002 o Padawan contou com diversos colaboradores, bons amigos. Posteriormente, sendo eu um membro do Conselho Jedi RS, o site prestou apoio ao fã clube gaúcho.

 

Em 2005 o projeto Padawan foi desativado por problemas pessoais e, agora, sete anos após, está sendo retomado. Ainda que em uma perspectiva totalmente diferente da original, a retomada deste projeto ainda tem algo em comum com 1999. Permanece com o mesmo espírito inicial que é falar sobre uma das coisas que mais gostamos: Star Wars.

 

Obrigado a todos! MTFBY!

 Jedi Knight Arna