O que esperar da Trilogia Disney?

Autores do Universo Expandido respondem o que gostariam de ver
Por JK Arna em 15/02/2013 - 11:55 - http://goo.gl/vp2Aw
Compartilhe Por Email
O que esperar da Trilogia Disney? Autores do Universo Expandido respondem o que gostariam de ver

O padawan traduziu uma reportagem do site Hollywood.com sobre o que os autores diversas obras do UE de Star Wars esperam dos novos episódios respondendo três perguntas: O que querem ver nos Episódios VII-IX, Qual personagem secundário ou do Universo Expandido gostariam de ver em destaque e Como querem ver Luke, Han, Leia morrerem?

 

Uma das primeiras coisas que os obstinados fãs de Star Wars pensaram quando surgiram as primeiras notícias de que uma nova trilogia após O Retorno de Jedi seria feita foi: "Qual o impacto dos Episódios VII, VIII, IX no Universo Expandido?"

A linha do tempo após a destruição da segunda Estrela da Morte e as mortes de Darth Vader e do Imperador já foram muito exploradas em dezenas de romances desde 1991. Em Heir to the Empire por Timothy Zahn prossegue com a saga, mostrando-nos como a Aliança Rebelde tornou-se a Nova República - isso sem falar no casamento da Princesa Leia e Han Solo, o nascimento de seus três filhos, os esforços de Luke Skywalker para reconstruir a Ordem Jedi e, eventualmente, suas próprias núpcias com Jade - a "Mão do Imperador", que virou Jedi. Os eventos descritos nos romances sempre foram considerados como "canônicos". Mas será uma continuidade o que está sendo preparado pelo roteirista Michael Arndt e o direitor JJ Abrams para o EpVII em 2015?

No entanto, quando você conversa com os própirios autores do Universo Expandido, você acha que esta preocupção não lhes diz muito a respeito. Para esses grandes fãs de Star Wars, o maior problema é o fato de que temos que esperar três longos anos para ver a frase "A Long Time Ago In a Galaxy Far, Far Away...." nas telonas outra vez. E, como fãs, eles têm algumas opiniões importantes sobre o que eles querem ver nestes novos filmes. Entramos em contato com oito dos mais proeminentes autores de publicações de Star Wars - Drew Karpyshyn, Paul S. Kemp, Troy Denning, John Jackson Miller, James Luceno, Michael Reaves, Christie Golden e Aaron Allston - e perguntamos o que eles esperam ver nos novos filmes, que personagens secundários ou do Universo Expandido que eles gostariam de ver chegar em um papel mais destacadado e como gostariam de ver Luke, Han e Leia e morrerem - se eles são realmente fadados nesses filmes se tornar um com a Força. Aqui está o que cada um tinha a dizer.



Drew Karpyshyn, autor de Star Wars: The Old Republic - Annihilation

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: Eu gostaria de ver filmes que são direcionados para um público mais velho, mais maduro. Parece que os Episódios I-III foram destinados às crianças e um público jovem - o que é ótimo para trazer novos fãs - mas como um adulto e fã de Star Wars, o que eu gostaria seria uma volta para o tom mais sombrio, como de Império Contra-Ataca.

Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Obviamente eu adoraria ver os filmes explorarem a era da Velha República, eu acho que há muito potencial aqui, especialmente com um personagem como Darth Bane. (O fato de que eu escrevi três romances Darth Bane em nada me faz tendenciosa!)

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Minha esperança é que eles vivam até uma idade avançada antes de, pacificamente, morrerem. Eu prefiro ver o seu papel nos filmes mais como mentores/conselheiros, da mesma forma que Obi-Wan foi na trilogia clássica, espero que nem todos acabem por ter de se sacrificar para um bem maior. Esses personagens pagaram suas dívidas e, como fã, não quero vê-los sofrer uma morte prematura ou violenta.


Paul Kemp, autor de Star Wars: The Old Republic - Deceived

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: O que eu realmente espero ver é o tema subjacente. Eu acho que Star Wars é um fenômeno porque é mais do que apenas uma Space Opera ou Space Fantasy (faça a sua escolha). É uma história mítica e toca em algo profundo na experiência humana. Ele é construído sobre a base do mito heróico e de uma transformação heróica, e é isso que a torna tão atraente, geração após geração. Eu gostaria de ver as novas histórias desta fundação [dos primórdios da galáxia] (é um campo rico, e há muito espaço para novas e maravilhosas histórias, tudo ao mesmo tempo entremeado com a estrutura mítica).


Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Hmm. Essa é difícil, então serei meio "escorragadio". Eu gostaria muito de ver uma Jedi em um dos papéis principais. Jaina Solo seria excelente, mas há muitas outras para se escolher.

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Se eles têm de morrer, Han e Leia devem ir juntos, envoltos um nos braços do outro. "Eu amo você", diz ele. Ela sorri e responde: "Eu sei". E então, luzes. Sim, isso iria funcionar. Quanto a Luke, acho que Luke tem que morrer grandiosamente,  em um auto-sacrifício, com pleno conhecimento do que ele está fazendo, e tudo a serviço de um bem maior para a reconstrução da Ordem Jedi. Idealmente, pouco antes de partir veria os fantasmas de Obi-Wan, Yoda e Anakin (recordando assim para o espectador do icônico final de O Retorno de Jedi) e, ao morrer, Luke tomaria seu lugar entre eles.


Troy Denning, autor de Star Wars: Crucible

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: Desta vez, eu acho que seria divertido acompanhar a jornada heróica de uma jovem mulher, da mesma maneira como seguimos a viagem de Luke nos Episódios IV-VI. E quero duelos de sabre de luz e as batalhas espaciais emocionantes e épicas de Episódios I-III. Me dê três filmes que combinam grande ação com temas míticos e eu vou ser um fã feliz.

Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Jaina Solo, sem dúvida. Jaina é a única filha sobrevivente de Han e de Léia, e um dos membros mais capazes da Ordem Jedi. Ela está emergindo como líder da próxima geração, e ela é um dos personagens mais populares dos romances. Eu não acho que poderia haver uma escolha melhor.

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: eu gostaria de ver Luke morrer bastante cedo, em uma incrível demonstração de poder Jedi que salva seus companheiros e/ou impõe ao vilão um verdadeiro baque. E eu gostaria que o seu sacrifício se tornasse um marco para união para dos bons. Eu quero que ele se torne mais perigoso para o vilão na morte do que era em vida.

Han e Leia devem sair "como uma equipe", na execução de um plano que imponha ao vilão uma dura queda. Eu não gostaria de ter um monte de sentimentalismo na tela, apenas uma sensação de um corajoso auto-sacrifício de Léia, e de Han um sorriso presunçoso. Mas conforme o momento final se aproximasse, eu gostaria de vê-los juntos - de mãos dadas ou  se inclinando para um beijo final - porque é isso que esses personagens são, duas pessoas apaixonadas até o fim.

John Jackson Miller, autor de Star Wars: Kenobi

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: É algo sobre o qual eu tenho especulado desde que vi pela primeira vez mencionado na entrevista de Lucas na revista Time em 1980. Minha suposição seria de que, obviamente, a estória salta uma geração à frente, correspondente a diferença entre as outras duas trilogias - e eu diria que a estória seria sobre temas principais das séries em curso: o poder e a tentação. Minha suposição era sempre que Luke, e não Anakin, foi realmente o "escolhido", que trouxe "equilíbrio à Força" - e como essa idéia não foi explorada na trilogia original, eles poderiam também aproveitar esta oportunidade abordando-a de novo.

Se aprofundar mais na filosofia Sith e o porquê isso é atraente seria divertido de ver. Eu fiz um mergulho profundo no Sith com Lost Tribe of the Sith - as suas visões "tudo para mim, nada para você" são interessantes, assim como são os desafios de alcançar o poder em um palco galático. Você pode ver porque Palpatine teve que tomar o governo existente - eles não são os chefes mais atraentes para se trabalhar!

Eu também espero ver algo abordado em uma das questões mais amplas que eu tentei levar até em histórias em outras partes da linha do tempo (em Knights of the Old Republic e Knight Errant) - ou seja, a relação de amor e ódio entre os Jedi e a República, que é uma organização muito maior. Os Jedi fazem muito pela República, sim, mas eles também tido mais problemas do que satisfação em mais de uma ocasião. Poderia se imaginar o chanceler República finalmente tirando as vagas do Conselho Jedi no estacionamento!


Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: A partir dos filmes, seria uma explosão ver Lando como chanceler. Os jogadores, contrabandistas e criminosos têm uma espécie de mundo próprio, além do que está acontecendo no drama galático entre os Jedi e Sith.

Desde o Universo Expandido, a maioria do meu trabalho tem sido no passado ou no passado mais distante, por isso, se estamos recebendo panteões de fantasmas azuis, há uma gama de pessoas que seria divertido de vermos, de Arca Jeth ao meu próprio Zayne Carrick e Kerra Holt. Há alguns vilões antigos que poderiam ser tornados em hologramas, também. E praticamente todos os droids do passado tem pelo menos uma chance teórica de ainda estarem por perto. Se vemos um droid que se recusa a fazer qualquer trabalho, ele seria Elbee dos quadrinhos KOTOR. Sentado imóvel por 4.000 anos iria lhe cair muito bem!

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Eu tenho certeza que eu não quero ver isso - é muito mais divertido imaginá-los vivendo. Seria preferível achar que morreram sentados em uma praia bebendo martinis azuis servidos por droids - mas imagino que não é muito cinematográfico!

James Luceno, autor de Star Wars: Darth Plageuis

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: Uma nova e perigosa ameaça - do tipo Sith, para ter certeza de que os lados escuro e claro da Força, assim como os sabres de luz fortemente destacados.

Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Se por qualquer motivo o Sith não estiver na história, eu gostaria de ver a aparição extra galática dos Yuuzhan Vong, que lutaram contra os Jedi através de 21 livros do universo expandido que compõem a Nova Ordem Jedi.


Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Luke, com sabre de luz na mão, em um momento de glória, Han, Leia e a Millennium Falcon em um ato de sacrifício heróico.


Michael Reaves, co-autor de Star Wars: The Last Jedi

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: As últimas estimativas para a Via Láctea sugerem que haja, literalmente, bilhões de mundos semelhantes à Terra. Com formas de vida gigantescas como Space Slugs que podem viver no vácuo, é óbvio que a vida no GFFA é pelo menos tão tenaz como é aqui, se não mais.

Minha tendência é bisbilhotar nos remansos e nos lugares mais sórdidos destes muitos mundos ricamente variados. Há muitos outros mitos e arquétipos além da jornada do herói. Uma coisa que eu não quero ver é o mesmo enredo com novos rostos.

Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Ei, eu não vou ser hipócrita, eu adoraria que Jax Pavan e I-Five tendo uma chance.

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Salvando a galáxia. Eles são heróis, certo? Então deixe-os morrer heroicamente.

Christie Golden, autor de Star Wars: Fate of the Jedi-Ascension

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: A continuação das aventuras com Luke, Han e Leia! Eu seria benevolente em ver novos atores nos papéis antigos se a Lucasfilm continuasse exatamente onde O Retorno de Jedi parou, mas os atores teriam que ser muito bem selecionados. E eu realmente gostaria de ver Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford reprisarem os papéis de Luke, Leia e Han ... ao lado de seus filhos!

Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Vestara Khai... Pocket, o chitlik. Não? Sério, os descendentes de Skywalker e Solo são personagens maravilhosos, seria maravilhoso vê-los trazidos à vida.

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Ah essa questão é cruel! Bem ... se eles tem que morrem, Han ou Léia morreriam se sacrificandor um pelo outro. E eu quero uma cena "morra em seus braços", droga, se um dos dois tem que ir. Luke... deveria morrer sozinho, por sua livre escolha, salvando inúmeras vidas. Com a música mais bonita de John Williams, e é melhor eu ver Luke se tornando um com a Força praticamente de imediato.


Aaron Allston, author of Star Wars: X-Wing-Mercy Kill

O que eu espero ver de Episódios VII-IX: Posso ver "Roteiro por Aaron Allston"? Não? Bem, tirando isso, eu gostaria de ver a história se afastar dos Skywalkers, Solos, até mesmo dos Jedi um pouco, lembrando-nos de que existem outras pessoas fazendo coisas importantes na galáxia. Eu gostaria de ver uma maior proporção de personagens femininas. Eu quero ver mais espetáculo - junkyards em Tatooine e  bongos não são exatamente desafios para as habilidades da ILM. E eu espero ver um retorno à leveza e humor de Uma Nova Esperança, deixando o fatalismo dos prequels para trás.


Qual personagem secundário ou do Universo Expandido eu gostaria de ver em destaque: Isto depende exatamente de quando na linha do tempo os Episódios VII-IX terão lugar. Mara Jade de Timothy Zahn seria sempre uma boa escolha. Os Solos da próxima geração e Skywalkers, como Jaina Solo e Ben Skywalker, seriam bem-vindos. Se qualquer tipo de espionagem é iminente, uma espécie de homenagem aos meus próprios personagens do Wraith Squadron seria uma emoção para mim.

Mas o que eu realmente espero ver é qualquer tipo de aparição de personagens reconhecíveis do Universo Expandido, o que seria um reconhecimento de que o UE é uma parte significativa do que constitui Star Wars.

Como eu quero ver Luke, Han, Leia morrerem: Você sabe, eu realmente não quero vê-los morrer nos filmes, e não é só por causa do afeto para com os personagens. Personagens de filmes de ação tem vidas tortuosas. Não há chance de eles aparecem na tela por 90 minutos fazendo compras ou fofocas, então toda vez que você os coloca na frente das câmera é para punição. Em um certo ponto, reconhecemos que não há maneira de que eles continuem fazendo o que fazem e sobrevivam, então os matamos, um ato tão comum e insensível que nem sequer nos referimos a ele como matá-los - é exterminá-los. Ellen Ripley. Bernard Quatermass. Hoban "Wash" Washburne. Às vezes personagens morrem porque seus atores só podem atuar em um ou dois dias de filmagem, e o diretor e produtor decidem que os três minutos de tempo na tela serão dados com grandiosidade ao personagem.

Eu sou a favor de ter Luke, Leia e Han em uma cena esmurrando uma mesa jogando cartas com brandy de Corellia. Em seguida, a tela pode passar passa por um transição em estilo anos 1940 e a câmera focar em seus descendentes salvando a galáxia para uma nova geração.

 

Mais Notícias de Artigos

Outras Notícias