The Mandalorian Ep01T01 - Sem Spoilers

Primeiro episódio segue o estilo faroeste com desfecho intrigante
Por JK Arna em 13/11/2019 - 11:25
Compartilhe Por Email
The Mandalorian Ep01T01 - Sem Spoilers Primeiro episódio segue o estilo faroeste com desfecho intrigante

Já de início podemos dizer que The Mandalorian, série comandada pelo diretor Jon Favreau, estreiou com o pé direito. Certamente esta constatação, embora inicial, é um alívio uma vez que recaíam sobre o seriado três tarefas de grande peso: ser a primeira série live action de Star Wars, fazer jus aos míticos guerreiros mandalorianos e, finalmente, reverter mesmo que parcialmente, a péssima fase que a LucasFilm se colocou nos últimos tempos com o controvertido Ep VIII, a baixa audiência de Solo e da animação SW Resistance.

 

Como todo fã sabe, a imagem de Star Wars, mesmo possuindo um vasto universo criativo, está fortemente vinculada aos conflitos Jedi x Sith, Império x Rebeldes, Primeira Ordem x Resistência. É normal que uma produção que vá além desta "zona de conforto" gere expectativas e possa causar certa estranheza inicial pela quebra de paradigmas. E sim, inicialmente há uma certa estranheza em The Mandalorian, principalmente vinda da ausência dos letreiros amarelos e da trilha sonora clássica, contudo essa sensação para por aí. Neste primeiro episódio The Mandalorian segue a identidade visual de SW, aquela típica dos sistemas isolados e mal frequentados da galáxia, como Tatooine: com alienígenas esquivos, vida selvagem exótica, paisagens vastas. Essa ambientação típica de desolamento, aonde cada um cuida dos seus próprios negócios, define o tom que deverá ser assumido ao longo da série. O mandaloriano não deverá focar na grandiosa tarefa de salvar a galáxia com heroísmo. Pelo contrário, um mandaloriano sem nome e "sem rosto" é apresentado sob o arquétipo do forasteiro misterioso, alguém solitário e com as habilidades necessárias para sobreviver em um ambiente hostil é o personagem principal. Favreau concebeu seu projeto fortemente inspirado nos clássicos de faroeste, o primeiro episódio é permeado por cenas de tiroteio, armas à mostra, encontros tensos com o ar de desconfiança dos antigos saloons, adicionando-se ainda a grande sequência final deste primeiro episódio, tudo embalado por uma trilha sonora própria evocando as produções de antigos far west e spaghetti.

 

The Mandalorian é cronologicamente situada após a queda do Império e a destruição da segunda Estrela da Morte vista em Retorno de Jedi. Estamos em um universo em que as forças Imperiais, embora dispersas e sem uma liderança unificada, ainda existem e devem alterar a "rotina" do Mandaloriano. Na sua mais nova missão ele se depara com algo extraordinário, algo que deve levantar questões para uma profissão que, por necessidade, não deve questionar nada. No desenrolar desses fatos deveremos saber mais sobre o seu passado, novos aliados e inimigos, a liga dos Caçadores de Recompensas, assim como veremos novos planetas, alienígenas e criaturas.

 

O primeiro episódio de The Mandalorian já mostra as boas possibilidades da série, fundamentalmente marcada por um tom sóbrio e sem tiradas humorísticas - embora elas possam ser usadas sem problema algum em futuros episódios. Como destaque, além da óbvia apresentação do personagem principal, temos a sequência final e a intrigante revelação que os fãs deverão amar. Agora nos resta aguardar os próximos episódios, já que muitas possibilidades estão em aberto. O cronograma de Mandalorian prevê um total de mais sete episódios nos dias 15, 22 e 29 de novembro, 06, 13, 18 e 27 de dezembro.

 

 

Mais Notícias de Séries

Outras Notícias